Para assumir como deputada estadual, Lia Nogueira renuncia ao cargo de vereadora
31/01/2023 14:36 em Politica

Lia Nogueira (PSDB) renunciou nesta terça-feira, (31), ao seu mandato como vereadora pelo município de Dourados. A parlamentar, que foi a segunda candidata à Câmara Municipal mais votada  nas eleições de 2020, deixa a função para ocupar uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul. A posse acontece nesta quarta-feira (01).

No pleito de 2022, Lia Nogueira recebeu mais de 15 mil votos que a elegeram como deputada estadual. Para ela, o resultado das eleições é um reconhecimento de sua atuação e ao seu olhar sensível a favor da população.

“Eu fiscalizei e cobrei, todos os dias, para que a população recebesse o cuidado que merece. Por isso sempre defendi melhores salários e condições de trabalho aos profissionais da saúde pública. Lutei pelos direitos dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de Dourados e da macrorregião, que são pacientes de mais 30 municípios do Conesul. Estive à frente dos movimentos dos profissionais da Educação, na luta pelo cumprimento do piso nacional. Escancarei o problema da falta de merenda escolar nas escolas e CEIM's ( Centros de Educação Infantil Municipal)”, recorda a deputada.

Considerada uma das parlamentares mais atuantes de Dourados,  Lia Nogueira conseguiu, por seu empenho, que o transporte de pacientes com doenças graves, para fora do domicílio, fosse restabelecido. Foi autora do projeto de lei que criou, no município, um banco de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica, visando a independência econômica de seus agressores.

“Mesmo nas votações me mantive coerente e sempre a favor da nossa gente. Eu fui contra projetos como aumento do salário do prefeito e secretários municipais e a cobrança da taxa de lixo. Além disso, não foram poucas as vezes que cobrei explicações da administração municipal sobre a aplicação do aporte financeiro de R$70 milhões disponibilizado pelo Governo do Estado para socorrer a saúde da nossa cidade”, reforça a parlamentar.

Na Câmara, quando suplente nos anos de 2018 e 2019, Lia criou projetos de lei como a Lei nº4.263, que trata do descarte adequado do lixo perfuro-cortante, aprovada na primeira votação, e a Lei nº 4.590, que dispõe sobre a inclusão da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Construção Civil, no calendário de ações do município.

Foi por meio da intervenção e empenho da então vereadora que recursos foram disponibilizados para reforma e reordenamento do atendimento em várias UBS (Unidade Básica de Saúde) e que algumas unidades foram reabertas aos usuários

Combativa na defesa dos direitos, a deputada já pontuou que irá focar em atender as demandas das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social pois “é o que tenho feito até aqui, e vou continuar carregando essas bandeiras! Foi assim que os eleitores me conheceram e assim vou continuar. Para mim a política só tem sentido quando ela transforma a vida das pessoas”, conclui.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!