COVID-19: Painéis de monitoramento passarão a ter atualização semanal
21/02/2023 23:53 em Saúde

A partir de 3 de março, o Ministério da Saúde vai passar a realizar a atualização semanal dos painéis de monitoramento da Covid-19. Segundo a pasta, a medida tem como objetivo otimizar o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos estados e do ministério.

A estratégia foi pactuada, na última quinta-feira (16), durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) 2023.

Com a mudança, a periodiciadade de envio dos dados pelas  secretarias de estado de Saúde passará a ser semanal. A pasta comunicou que as bases de dados da Covid-19 permanecem com acesso livre à população, nas plataformas openDataSUS, dentro do LocalizaSUS, e no portal do ministério.

Entre as justificativas para a mudança, está o "padrão de flutuação ao longo da semana" da notificiação dos dados diários, que seria ocasionada por uma falta de padronização no envio das informações por parte das 27 Unidades da Federação. O ministério identificou ainda um "alto percentual" de envio dos dados não atualizados aos finais de semana e/ou feriados pelos estados.  

Na reunião, o diretor do Departamento de Imunização da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Eder Gatti, pontuou que, atualmente, apenas nove unidades da federação mantém o envio diário de dados ao ministério. 

“O ideal seria que os estados enviassem os dados diariamente. Porém, só 1/3 dos estados enviam os dados diariamente e 2/3 dos estados não enviam no final de semana. Destes que não enviam no final de semana, três [estados] só atualizam uma vez por semana e 15 [estados] atualizam de forma variada entre segunda e sexta-feira. A gente tem uma falta de padronização desses dados e, como resultado, temos uma flutuação ao longo da semana.”

3 de março é a data definida para o interrupção dos informes diários. A data proposta para envio da primeira remessa de dados semanais pelos estados é entre 6 e 7 de março (segunda e terça-feira). Já a publicação do primeiro informe semanal dos dados da Covid-19 nos painéis de monitoramento do Ministério da Saúde deverá ocorrer em 7 de março.

Segundo o informe mais recente do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, até a última sexta-feira (17), cerca de 37 milhões de casos acumulados de Covid-19. Em relação aos óbitos, o país tem 698 mil mortes por coronavírus.

Fonte: Brasil 61

Foto: Erasmo Salomão – MS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!