ENEM 2023: Isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada a partir de 17 de abril
29/03/2023 10:29 em Educação

Os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão realizar os procedimentos de 17 a 28 de abril, por meio da Página do Participante. Além da solicitação de isenção, será possível justificar a ausência na edição do concurso de 2022.

Como solicitar: 

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 ou justificar a ausência na edição da prova de 2022, o participante deverá informar o número do CPF e a sua data de nascimento, endereço de E-mail e número de telefone válido. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

Quem pode solicitar a isenção? 

A isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 é direito do participante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2023, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar. Também tem direito ao benefício o inscrito que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O professor Leandro Sena explica que na hora de pedir a isenção da taxa é muito importante estar atento aos comandos disponíveis no site, para não cometer nenhum erro que possa prejudicar no envio da solicitação. 

“O site do Ministério da Educação tem várias orientações fáceis para fazer essa isenção. É importante preencher tudo, ter muito cuidado aos preenchimentos do que é solicitado no site, mandar tudo organizadinho e aguardar os resultados”, afirmou o professor. 

A moradora de Ceilândia Sul, Maria Eduarda Castro (28) conta que participou do Enem pela primeira vez quando ainda estava no ensino médio e automaticamente obteve a isenção, mas agora que já está formada, pretende participar novamente e não sabe se tem direito, porém ela deseja fazer a solicitação de gratuidade já que para ela, a taxa cobrada ainda é um pouco cara. 

“Então, eu fiz o enem quando eu saí do ensino médio e eu tive a isenção da inscrição porque eu era aluna de escola pública, mas eu me formei agora e eu quero um outro curso, e eu vou tentar de novo receber essa isenção da inscrição porque o valor está salgado, continua muito alto”, contou Maria Eduarda. 

Justificativa de ausência:

Os participantes que obtiveram a isenção da taxa de inscrição da edição do Enem 2022 e que não compareceram aos dois dias de prova, mas desejam solicitar isenção na edição de 2023, será necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados.  

 

Fonte: Brasil 61

Image by katemangostar on Freepik

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!