UCP realizou mais uma ação social e de saúde na fronteira
29/03/2023 20:30 em Saúde

A Universidade Central do Paraguai (UCP) realizou no final de semana, mais uma etapa de Atenção Básica de Saúde que faz parte do projeto de extensão universitária da entidade. Desta vez os beneficiados foram os moradores do bairro General Genes de Pedro Juan Caballero. Acadêmicos, docentes e médicos especialistas de diversas áreas da saúde da UCP , estiveram no Colégio Nacional onde realizaram centenas de atendimentos.

De acordo com a coordenação da ação, a patologia que mais afeta a população adulta são os problemas respiratórios, principalmente nos idosos. Já entre as crianças a má alimentação e as verminoses. Também foi notado o grande aumento de portadores de sintomas da Chikungunya, e as autoridades de saúde já estão em alerta para um possível surto da doença.

Foram realizadas também a distribuição de medicamentos e o encaminhamento de pacientes para clínicas e laboratórios de acordo com cada necessidade dos sintomas apresentados. A UCP possui cinco locais de atendimentos ambulatoriais distribuídos em diversos bairros de Pedro Juan Caballero.

Várias pessoas elogiaram a iniciativa da Direção do centro educacional e da UCP, também afirmaram que a presença das clínicas da Universidade Central do Paraguai é de fundamental importância para fornecer assistência médica e medicamentos gratuitos, descongestionando os centros de saúde públicos. "Queremos que continuem com este trabalho e este serviço que é tão importante para nós que moramos em bairros mais periféricos, vim consultar meu filho mais novo, fomos muito bem tratados, o atendimento foi excelente, parabéns aos médicos e acadêmicos", disse um pai que teve os filhos atendidos.

"O atendimento é ótimo, tratam a gente com carinho e respeito, sempre precisamos da UCP, moro no setor mais humilde e carente da região e não temos acesso a isso tudo. Graças a Universidade Central meu filho está prestes a realizar o sonho de ser médico.  Não temos recursos suficientes, mas a UCP nos dá a oportunidade de um filho estudar Medicina numa instituição de primeiro nível e com baixo custo”, disse a mãe de um estudante de Medicina da UCP que foi ser atendida na ação.

Segundo o Reitor da UCP, Engenheiro Luís Alberto López Zayas, o programa de cuidados médicos básicos visa, acima de tudo, a integração da sociedade universitária com a comunidade. “Os recursos da UCP são destinados à aquisição de medicamentos e insumos para a assistência médica de toda a população. Em contrapartida, os acadêmicos recebem orientações de seus professores médicos especialistas para um aprendizado integral e humanitária. E com isso todos ganham”, disse o reitor.

Carlos Bernardo criador do curso de medicina da UCP em Pedro Juan Caballero, disse que a instituição busca a melhoria da qualidade de vida da população e para isso são feitos investimentos em todos os setores e principalmente da qualidade do ensino que é oferecido aos estudantes. “O uso da inteligência artificial, a utilização de equipamentos e instrumentos cada vez mais sofisticados são uma realidade dentro da UCP e isso reflete na formação de nossos profissionais que conseguem a aprovação no REVALIDADE e prestam um serviço de excelência para seus pacientes. Essa é uma das marcas da UCP”, pontuou Carlos Bernardo.

Em breve o Projeto UCP em Ação estará em outra comunidade da fronteira. No ano passado cerca de 6 mil pessoas foram atendidas pelos profissionais de Medicina da Universidade Central do Paraguai (UCP).

Fotos: Assessoria

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!