Mato Grosso do Sul registra queda no número de casos de Covid-19
11/01/2024 09:12 em Saúde

O número de casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul segue em queda. Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado (SES-MS), na primeira semana epidemiológica de 2024, foram registrados 257 casos da doença no estado. Destes, 97 casos foram confirmados na semana da notificação. Entre 23 e 31 de dezembro, período da semana epidemiológica 52 de 2023, foram confirmados 150 casos. O recuo apresentou uma queda de 54% no número de casos confirmados.

Conforme a SES-MS os casos novos ocorreram em 31 municípios e Campo Grande foi responsável pela maior parte das ocorrências, seguido pelos municípios de Dourados, Jardim e Antônio João.

A enfermeira gerente de influenza e doenças respiratórias na secretaria, Lívia Maziero, explica que ainda não se sabe se a queda do número de casos de Covid se trata de um recuo dos casos confirmados ou de uma sub notificação.

“Nas últimas semanas epidemiológicas de 2023, nós vimos um declínio a partir da semana 46. E essa queda tem se sustentado até a semana atual. Não sabemos ainda se se trata realmente de uma queda nos casos confirmados ou uma queda na notificação dos casos pelo período do ano, pelas férias nos municípios. Então, ainda é cedo para afirmarmos que nós estamos é numa queda sustentada de casos no estado do Mato Grosso do Sul”, destaca. 

A Secretaria também registrou seis mortes provocados pela doença na primeira semana epidemiológica em Mato Grosso do Sul.

Cobertura Vacinal

Segundo a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), no total, mais de 5 milhões de vacinas contra covid-19 foram administradas no estado.  De acordo com a Coordenadoria de Imunização do Mato Grosso do Sul, o estado possui uma média de 80% de cobertura vacinal para pessoas que receberam, pelo menos, 2 doses da vacina monovalente. No entanto, para a vacina bivalente, a cobertura está abaixo do recomendado, com 13,82%. A vacina protege não só das primeiras variantes do vírus, como também da ômicron e suas subvariantes.

Em janeiro desse ano, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma dose anual da vacina para grupos prioritários, que possui maior risco de desenvolver formas graves da doença. O gerente da coordenadoria de imunização da SES-MS, Frederico Moraes, destaca os principais grupos que serão alvos na vacinação no estado.

“Então, nesse momento, os grupos prioritários são formados por idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e todas as populações que têm uma de vulnerabilidade para adoecimento em relação à COVID-19 deverão receber a sua dose anual de reforço com a vacina bivalente. Nós temos doses disponíveis, temos recebido remessas do Ministério da saúde e todas as unidades de saúde aqui no estado do Mato Grosso do Sul terão essas doses disponíveis”, destaca.  

Fonte: Brasil 61

oto: Arquivo/SES-MS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!