A Câmara Municipal de Ponta Porã recepcionou na manhã desta segunda-feira, 27, importante reunião envolvendo parlamentares do Paraguai e vereadores. O presidente da casa legislativa, vereador Agnaldo Pereira Lima, recebeu os deputados e senadores paraguaios, acompanhados pelos vereadores de Ponta Porã, em um encontro que reforçou a cooperação entre os poderes legislativos das duas cidades fronteiriças.
Estiveram presentes a senadora Noelia Cabrera e o deputado nacional César Cerini Benitez, ambos membros do Parlamento do Paraguai, além do presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Jorge Medina. A secretária de Governo e Comunicação da prefeitura de Ponta Porã, Paula Consalter Campos, participou do encontro e apresentou detalhes do programa “Fronteira do Futuro”.
O objetivo principal da reunião foi apresentar aos visitantes a realidade da "vida fronteiriça", tema central da discussão e pautas regionais que envolvem diretamente as duas cidades-irmãs.

O encontro integra uma programação alusiva à audiência pública do Parlamento do Mercosul, que acontecerá nesta terça-feira, 28 de outubro, no Centro de Convenções de Ponta Porã.
A audiência tem o intuito de aprofundar o diálogo e o desenvolvimento de políticas públicas que atendem às demandas sociais, econômicas e culturais da região de fronteira entre Brasil e Paraguai.
O encontro abriu espaço para troca de experiências e análise conjunta dos desafios e potencialidades da vida cotidiana próxima à linha divisória entre os dois países, enfatizando a importância da integração regional para o progresso e estabilidade da área.
Aspectos como a urbanização da linha internacional, questões da educação, saúde pública, aeroporto binacional, mobilidade urbana entre os dois lados da fronteira foram temas do encontro.
Os parlamentares do Paraguai conheceram detalhes do cotidiano fronteiriço durante apresentação de vídeo institucional mostrando a realidade da vida na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.
O diálogo entre vereadores de Ponta Porã e os parlamentares do Paraguai debateu ainda a viabilização de uma zona franca binacional, abrangendo de forma generalizada várias áreas comuns à fronteira.
“Saímos satisfeitos desse encontro pois avançamos no debate e na pauta de vários temas a serem discutidos durante audiência pública do Parlasul e que vamos trabalhar para avançar e sair do tempo da teoria para a prática”, afirmou o vereador Agnaldo Pereira Lima, presidente da Câmara de Ponta Porã.
Participaram da reunião, além do presidente, os vereadores Anny Espínola, Marcelino Nunes, Carlos Bordão, Vanderlei Avelino, Subtenente Morinigo, Leandro Bittencourt, Daniel Puka Valdez, Jelson Bernabé, Gabriel Arce, Biro Biro.