Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil já somam 170 mil afetados por chuva.
27/12/2015 19:34 em Geral

 

Mais de 170 mil pessoas estão desabrigados pelas inundações no Brasil, Paraguai, Argentina, e Uruguai, os números foram contabilizados neste domindo, de acordo com a AFP. O balanço levou autoridades nacionais e organismos de socorro a apressar planos de ajuda, em meio a previsões de mais chuvas para a região.

 

A situação mais grave continua no Paraguai, que vive uma das piores inundações em décadas. Subiu para 140 mil o número de desabrigados, dos quais pelo menos 90mil nas regiões ribeirinhas próximas a Assunção, informou neste domingo a Secretaria de Emergência Nacional.

 

As inundações são acompanhadas de chuvas torrenciais, que neste fim de semana deixaram quatro mortos, esmagados na queda de árvores na região metropolitana de Assunção.

 

Julián Báez, titular da Direção de Meteorologia e Hidrologia paraguaia, admitiu que o rio Paraguai baixou 3 cm nas margens de Assunção, apesar das chuvas. No entanto, os prognósticos são de mais chuvas para os próximos cinco dias. O rio Paraguai registrou um aumento de 7 centímetros nas últimas 24 horas.

 

Além de Assunção, outros sete departamentos (estados) foram declarações em situação de emergência devido ao transbordamento de rios e riachos. Os especialistas esperam a normalização do nível do rio no final do mês de março.

G1

COMENTÁRIOS